sexta-feira, 20 de julho de 2012

Lauro de Freitas no Esporte: Investimentos são um grande passo


Em solenidade realizada em frente a praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) apresentou, nesta quinta-feira (19), o projeto de um dos mais modernos equipamento do esporte no mundo.

Com investimento de cerca de R$ 30 milhões, em parceria com os governos do Estado e Federal, o Centro Panamericano de Judô será destinado ao treinamento de atletas de alto rendimento e para projetos sociais que beneficiarão jovens do município.

Na abertura da cerimônia, foram hasteadas as bandeiras dos 28 países que integram a Confederação Panamericana do esporte, demarcando o espaço onde será construído o complexo esportivo.

“É um marco histórico no judô brasileiro” – enfatiza o presidente da CBJ, Paulo Wanderlei Teixeira. E destacou: ´”O centro será referência mundial. Esse é o momento do judô brasileiro”. A apresentação da maquete do projeto, que terá 20 mil m², foi aplaudida por atletas, dirigentes do esporte de vários estados do país e autoridades locais, que puderam constatar a  grandiosidade e qualidade da estrutura que ocupará o espaço.
A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, salientou a importância do judô, que trabalha a disciplina e o respeito, para a formação dos jovens. Cerca de 2 mil estudantes da rede municipal terão oportunidade de treinar no Centro.

A CBJ vai oferecer treinamento em escolas do município antes mesmo da conclusão das obras, a fim de descobrir talentos e prepará-los para as aulas no complexo. “Vai oportunizar a formação dos nossos atletas. É um momento ímpar de Lauro de Freitas, da Bahia e do Brasil. Aqui em nossa cidade, conseguimos congregar estrutura e beleza”.

A prefeitura doou o espaço onde funcionava o kartódromo para a construção do Centro, mas já enviou proposta à Câmara Municipal para disponibilizar área de 30 mil metros quadrados para a nova pista, em Areia Branca. Durante a cerimônia, a prefeita entregou cópia do projeto de lei de doação a Selma Morais, presidente da Federação de Automobilismo da Bahia, durante a cerimônia.
O chefe de gabinete da Secretaria Estadual do Trabalho (Setre), Elias Dourado, destacou o profissionalismo da CBJ e a parceria com a prefeitura de Lauro de Freitas. “O Centro vai alavancar o judô brasileiro. Desejo ver os judocas baianos no lugar mais alto do pódio”. A deputada federal Alice Portugal, que participou da audiência que viabilizou o projeto, destacou a importância do judô, um dos esportes olímpicos que mais traz medalhas para o Brasil. “É vocação da Bahia e vou continuar apoiando, acompanhando o andamento das obras para que não haja atrasos”. O Centro de Excelência ficará pronto em 2013.

Selma Morais destacou a importância do momento. “A gente fica muito feliz com a evolução do esporte na Bahia. O Centro vai trazer muitos benefícios também como opção de lazer e turismo. Nós, do kart, estamos confiantes na prefeita Moema”, declarou ao lado do presidente da Associação Baiana de Kart, Vicente Finiesta.

A coordenadora executiva da Controladoria Geral do Município, Nívea Soares Silva, praticou judô por 26 anos e ficou emocionada com o evento. “Vai fazer com que o Nordeste entre no mundo do judô literalmente. Também vai trazer incentivos à cidade, potencializando o turismo. O mundo vai conhecer Lauro de Freitas”. Presidente da Associação Anjos de Rua, Luiz Edson Gomes levou seu alunos para a cerimônia. Para ele, o centro “vai ajudar a desenvolver o judô na Bahia, estimulando sua prática. É sem dúvida nenhuma de extrema importância para todos nós”.

O equipamento inclui piscina, ginásio com capacidade para 2 mil expectadores, área administrativa e de hospedagem. Os atletas contarão com estrutura médica completa, com espaço de fisioterapia e de musculação. Judocas do mundo todo poderão treinar no centro, que servirá para aclimatar delegações para os jogos olímpicos de 2016. Em outubro, Salvador vai sediar o primeiro Campeonato Mundial de Judô das Américas, graças à visibilidade dada pelo Centro.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;